fbpx

7 Percursos que você precisa trilhar no Norte da Ilha, em Florianópolis

Gosta de trilhas? Em toda a Ilha existe muita aventura, diversão e aprendizado, tudo isso com uma paisagem de tirar o fôlego.

Florianópolis não é apenas um pedacinho de terra perdido no mar, a Ilha da magia tem a sua biografia construída pelas mãos que produziam as artes rupestres, a cerâmica, as rendas, as tarrafas e a farinha.

A história está viva em cada parte desta terra insular. Nossa recomendação é que você explore esta Magia!

Tudo aqui inspira e transpira narrativas, por isso, vem com a gente conhecer sete trilhas, no norte da ilha, que encantam, ensinam, inspiram e divertem quem por elas passam.

#1 – Caminho ecológico RPPN

Iniciando no fim da rua principal de acesso ao santinho, atrás do centro de eventos do Resort Costão do Santinho a trilha chega até uma bifurcação, para um lado você chega nas dunas do Moçambique, local é um verdadeiro playground para a pratica de esportes radicais, como sandboard, por exemplo.

Além disso, você pode fazer uma segunda trilha que te leva até a praia do Moçambique, ali você pode fazer um piquenique e admirar a beleza da maior praia de Floripa.

O percurso dura cerca de uma hora e o nível da caminhada é leve, portanto esta é uma diversão e tem atrações para a família inteira.

Do outro lado da bifurcação você vai chegar na Lagoa das Lavadeiras, um verdadeiro oásis no meio das dunas.

O nome da lagoa se deve a história de que mulheres nativas do Santinho lavavam roupas na lagoa, há mais de 80 anos. O percurso leva em média 20 minutos e a caminhada é leve.  

Foto de Mapio.net

#2 – Caminhada Praia do Moçambique

A trilha é bem demarcada e inicia atrás do Costão do Santinho Resort, que liga a praia do Santinho ao Moçambique – ela permeia os três costões: 

  • Ponta das Aranhas, Ponta do Lageado e a Ponta do Calhau Miúdo – é entre aclives, declives e túneis de vegetação que você encontra a Praia do Moçambique.

Localizada na parte nordeste da Ilha a Praia do Moçambique, banhada pelo oceano atlântico é uma das praias mais belas da ilha e com maior extensão também, possui 12,5 km. A origem de seu nome é derivada de moluscos encontrados.

A praia é muito tranquila com relação a populosidade, porém o mar é agitado e recomenda-se cautela ao banhar-se, porém, é um ótimo lugar para relaxar e curtir a vista que é encantadora.

Para quem curte ondas grandes esta é a sua praia no norte da ilha.

A faixa de areia desta praia é extensa e o seu horizonte é vasto, a vista é de encantar os olhos e do alto da trilha do morro das aranhas além de seduzir os olhos deixam o seu visual ainda mais selvagem.

Durante o percurso você se depara com pequenos córregos e piscinas para banho apresentando o pequeno arquipélago que forma a ilha das aranhas. Certamente este é um roteiro que não pode ficar de fora da sua viagem.

Conheça 7 percursos no Norte da ilha para você trilhar. Combine com seus amigos e faça trilhas curtindo as belezas de Florianópolis
Foto de Augusto Nogueira – Aventura Zen

#3 – Topo do Morro das Aranhas

Se, na dica anterior você já ficou animado com a paisagem, na caminhada para o topo do morro das aranhas a aventura é ainda mais instigante – Porque quanto você se aproxima do cume, 225 metros de altura, mais clara é a vista panorâmica da Praia do Santinho, Ingleses,

Ilha do Arvoredo e do Badejo, do outro lado vislumbra-se a praia do Moçambique, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, e ainda, se vê de longe, os morros da Praia da Armação.

O morro das aranhas é considerado a “esquina” da ilha, pois de um lado o extremo norte e de outro o leste. A trilha é coberta pela mata atlântica e todo o percurso é em subida, por vezes, bem puxado.

O início da caminha se dá no costão sul da Praia do Santinho, após a passagem pelas inscrições rupestres e as estátuas do Sítio Arqueológico do Costão do Santinho.

O caminho é de terra batida, intercalando alguns trechos com pequenas pedras e há um predomínio de trechos com muitas raízes e folhas em decomposição.

Nesta trilha você vai encontrar muito mais que paisagem, fauna e flora nativa e secundária – porque além de ser uma área de preservação patrimonial – a trilha é um museu arqueológico a céu aberto, pois contém infinitas histórias paleolíticas.

Nesta caminhada você consegue observar e também tocar infinitas inscrições rupestres, marcas de povos de que datam pelo menos cinco mil anos de história. Esta é mais uma narrativa que vale a pena conferir ;).

Conheça 7 percursos no Norte da ilha para você trilhar. Combine com seus amigos e faça trilhas curtindo as belezas de Florianópolis

#4 Volta ao Morro das Aranhas

Esta é a mais completa trilha do Norte da Ilha ao percorrer por ela você irá observar todos os ecossistemas da Ilha, como: restinga, mata atlântica, dunas, lagoa de água doce e a praia.

A trilha possui 4.500 metros de percurso de pura beleza e dura aproximadamente duas horas e meia.

A trilha é uma das mais percorridas e conhecidas na região.

A primeira parte, de aclive, passa pelo Costão, próximo ao mar. Já o caminho de volta é por meio das dunas, com uma paisagem completamente diferente – em um determinado ponto da caminhada você encontra um pequeno oásis – uma lagoa que pode lhe render um mergulho.

O contato com a natureza imensurável e as paisagens ao logo da caminhada são exuberantes, há vários pontos de contato em que é possível avistar o mar.

#5 Dunas Costeiras

As Dunas do Santinho são as principais características de uma praia de enseada: montes de areia depositados e moldados pela ação do vento.

As dunas costeiras além de compor a paisagem singular da Praia do Santinho é uma atração turística e de muita diversão.

Possui aproximadamente uma área de 91,5 hectares e é tombado como patrimônio natural e paisagístico da Ilha.

São faixas e semi-faixas que fazem a fronteira com a Praia dos ingleses – Nas dunas a diversão é garantida você pode praticar esportes e caminhadas.

Reserve um dia e divirta-se do Santinho aos Ingleses. E, no fim, dê um mergulho e deixe o mar lavar a alma.

#6 Topo do morro dos ingleses

A Trilha do Morro dos ingleses tem início no canto esquerdo da Praia do santinho.

É uma trilha de média dificuldade, devido aos aclives e declives da trilha nos trechos iniciais e finais. Quando se chega no alto do morro há um mirante de pedras no qual você tem uma vista panorâmica da praia dos Ingleses e Santinho.

A paisagem é única e a experiência é singular. Certamente este é um roteiro para ter na bagagem.

E se você já fez a trilha do topo do morro das aranhas, que tal fazer uma montagem na foto e ter uma panorâmica total desta parte da ilha?

#7 Museu dos Brunidores

A trilha do Museu dos Brunidores recebe esse nome porque lá você encontra uma infinidade de registros rupestres que data de mais de cinco mil anos, e segundo os estudiosos foram nessas pedras que os nossos ancestrais construíam as suas ferramentas, para pesca, caça, cozimento e etc.

Localizado no costão sul da Praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis, bem junto às onde o mar é calmo, água em temperatura um pouco mais quente, com tons esverdeados promovem aos aventureiros uma experiência ímpar e de encantar os olhos.

O Museu abriga um sítio arqueológico de destaque, com uma grande variedade de rochas esculpidas pelos povos ancestrais da Ilha, produzidos durante a atividade cotidiana de amolar e afiar instrumentos e artefatos líticos (de pedra).

Uma diversão que vale à pena. Ao fim do dia é possível ver as luzes do centrinho dos ingleses refletidas no mar.

Sem dúvida, uma paisagem para se guardar na memória.

A história se materializa na memória, e tornar o conhecimento coletivo é manter a tradição eterna.

Por isso, o Like Floripa mantém esses laços com a essência desta Ilha que transforma e encanta gerações.

Venha desbravar esta história e eternizar momentos únicos conosco, viva esta experiência!

Para garantir o sucesso total de sua experiência nestas aventuras veja algumas dicas:

Use sempre filtro solar – Leve repelente – água – boné – roupas leves, um calçado confortável e divirta-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *