Florianópolis celebra 350 anos com livro
Florianópolis completará 350 anos de fundação no dia 23 de março de 2023.
Para celebrar esta data especial, a Editora Expressão, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, lançará um livro amplamente ilustrado, contando a trajetória da cidade e mostrando seu perfil cosmopolita atual.
Com texto leve e belas imagens, incluindo vários infográficos, a obra vai mostrar como é a Florianópolis de hoje e contar a trajetória da cidade, desde as visitas dos primeiros viajantes europeus à Ilha de Santa Catarina, no século 16.
A ideia é construir um livro que seja interessante tanto para quem já conhece bem a cidade quanto para quem ainda não conhece.
Os pilares atuais da capital catarinense – turismo, tecnologia, educação e sustentabilidade – serão destacados na parte inicial do livro.
Será uma grande síntese de uma cidade que concilia características cosmopolitas com a preservação de suas tradições e encantos naturais.
Na sequência mergulharemos na História, passando por momentos cruciais da trajetória da cidade, como a Invasão Espanhola de 1777.
A Revolta da Armada, em 1894, a inauguração da Ponte Hercílio Luz, em 1926, e a Novembrada, em 1979.
Construções históricas, como as igrejas, os fortes, o Teatro Álvaro de Carvalho, o Mercado Público e o Hospital de Caridade, terão o merecido destaque, cada uma delas devidamente contextualizadas em suas épocas e propósitos.
Personagens da cultura de Florianópolis
Pesonagens culturais, como o pintor Victor Meirelles, o escritor-aviador Antoine de Saint-Exupéry, a educadora e política Antonieta de Barros e o pesquisador do folclore Franklin Cascaes, entre vários outros, também serão lembrados na obra.
Não poderiam ficar de fora vários outros aspectos que fazem parte do cotidiano da cidade, como as visitas das baleias, a rivalidade entre Avaí e Figueirense.
As façanhas do tenista Gustavo Kuerten, o cultivo de ostras e a vida estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O livro irá também trazer curiosidades, como as várias ilhotas ao redor da Ilha de Santa Catarina e a polêmica sobre o número exato de praias na Ilha.
Aliás, a obra vai lembrar que Florianópolis não é apenas a Ilha – a parte continental é importante e representativa.