Histórias da Ponte Hercílio Luz
Conheça algumas histórias da Ponte Hercílio Luz.
Sabe como era feita a travessia entre o continente e a Ilha de Santa Catarina lá por 1900, antes da construção da Ponte Hercílio Luz?
De barco, balsas ou barcaças e nos dais de vento forte ou mar agitado, a travessia não podia ser feita.
Por causa desta necessidade e também pela pressão política que poderia mudar a capital para o continente, fez o então governador Hercílio Luz buscar uma solução.
Canal do Estreito a ponte
Depois dos mais variados desenhos e projeções, o canal do Estreito foi escolhido por ser menor distância entre a ilha e o continente.
Um projeto de estrutura com viga treliçada, bastante usada para pontes ferroviárias foi a primeira hipótese, mas a ideia da ponte pênsil com barras de olhal foi mais viável economicamente.
Os engenheiros Steinman e Robinson coordenaram o projeto inicial,
Já os desenhos dos componentes e a fabricação da estrutura metálica foram realizados pelas empresas United States Steel Products Company e American Bridge Company.
Como o Brasil ainda não tinha produção de ferro fundido e aço em volume suficiente para construir pontes, o material foi todo trazido dos Estados Unidos.
Com isso, quatro navios de grande porte foram necessários para trazer as peças a Florianópolis, percorrendo 9.655 quilômetros.
Projeto da Ferrovia
A função de uma ponte para a Ilha era garantir a travessia segura dos usuários e a passagem rápida de mercadorias.
Entretanto, havia outro objetivo: implantar um sistema ferroviário sobre a ponte, algo que nunca chegou a existir.
Os viadutos e o vão central foram projetados para comportar o tráfego de uma ferrovia funcionando em apenas dois trilhos posicionados no centro da ponte.
Até 1935, um pedágio chegou a ser cobrado, inclusive de pedestres.
Já a pavimentação de madeira acompanhou a ponte durante muitos anos.
Contudo, ela acabou sendo substituída pelo asfalto por apresentar alguns problemas: o piso vibrava excessivamente, causando ruído quando os veículos passavam e também por ser muito escorregadia nos dias de chuva.
Por quase 56 anos, a Ponte Hercílio Luz foi um importante instrumento da mobilidade urbana em Florianópolis, mas recebeu pouca manutenção.
Referência: https://www.sc.gov.br/vivaaponte/historia-e-curiosidades/