fbpx

Figueira Centenária ou Velha Figueira de Florianópolis

A Figueira Centenária ou Velha Figueira de Florianópolis é um dos símbolos históricos da cidade.

Já dizia Zininho no Rancho de Amor a Ilha:” “Ilha da Velha Figueira onde tarde fagueira, vou ler meu jornal”.

Com mais de 150 anos de história, ela fica no meio da Praça XV de Novembro e se tornou um dos pontos turísticos imperdíveis para quem visita a Ilha da Magia.

Ela nasceu em 1871 no jardim da Igreja Matriz, nossa atual Catedral e foi transplantada para a Praça XV 20 anos depois.

A resistência ao tempo pode ser constatada pelas estacas que ajudam a segurar seus imensos galhos.

Não existe uma versão oficial sobre a origem da figueira que hoje é um símbolo da Ilha.

Há suposições de que a árvore possa ter vindo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro junto com as palmeiras reais que ainda existem na praça próxima ao monumento em homenagem aos catarinenses mortos na Guerra do Paraguai.

Histórias e Lendas da Velha Figueira

Acredita-se que a figueira tenha surgido em 1871, em um jardim em frente à Igreja Matriz, que atualmente é a Catedral Metropolitana.

Em fevereiro de 1891, a árvore foi transplantada para o local onde se encontra atualmente, possivelmente para ampliar a escadaria de acesso à Catedral.

Há também uma versão popular que conta que a figueira foi removida porque atrapalhava a visão de um presidente de província que cortejava uma dama do outro lado da praça.

Não se sabe ao certo porque ela foi transferida para a praça. Mas há relatos que as crenças, da época, diziam que se uma árvore fosse cortada, as bruxas que viviam nela poderiam lançar ali uma maldição.

Foto Acervo Cid Junckes

Figueira dos Desejos

De acordo com o folclore local, a figueira é considerada uma árvore mística e dos desejos.

Para acioná-la, basta dar voltas em torno da árvore no sentido horário, como:

  • Uma vez para voltar a Florianópolis;
  • Duas vezes para encontrar um par;
  • Três vezes para se casar;
  • Sete vezes para realizar outros desejos.

Por sua vez, os visitantes ao conhecê-la pela primeira vez, devem dar três voltas ao seu redor de mãos dadas, em sentido anti-horário, para trazer sorte.

E se nada disso der certo, a pessoa tem de tomar chá da folha da árvore. Há ainda as voltas para se livrar de um relacionamento ruim, que as pessoas não sabem ao certo detalhar.

A tradição relacionada à figueira teria surgido durante o replantio da árvore na praça, que ocorreu durante um dia de um casamento.

Diz-se que o padre teria afirmado que aqueles que passassem pela figueira logo se casariam, dando origem à famosa lenda casamenteira da figueira.

A figueira e o figueirense

Apesar de muitos associarem a figueira da praça XV ao nome do time de futebol Figueirense, o nome do clube na verdade é uma referência ao Bairro da Figueira, que hoje faz pate centro da cidade e era perto do terminal Rita Maria .

Neste local ocorreram muitas das reuniões que deram origem ao time e lá havia um pé de figueira. A figueira que deu origem ao nome do bairro e time já não existe mais.

No livro “Praça XV – Onde tudo acontece”, o pesquisador Cesar do Canto Machado reproduz relatos desta história.

Visitar a Figueira Centenária é importante para entender um pouco mais sobre as crenças e tradições dos manezinhos da Ilha

Além da Figueira Centenária, o centro histórico de Florianópolis oferece outros pontos turísticos como a Catedral Metropolitana, o Memorial Miramar, o Mercado Público, o Palácio Cruz e Sousa com o Museu Histórico de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *